Buscar

Cancro da mama: quais os riscos e como prevenir


O que é o cancro da mama?


O Cancro da Mama é um tipo de Cancro que afeta sobretudo as mulheres e raramente os homens. A partir de 2002 ficou-se a saber que uma grande parte dos Cancros da Mama se deviam a terapias de reposição hormonal e surgiam de alguma forma ligados ao Estrogénio, embora existam outros fatores de risco que, por si só, não significam que a leitora vá ter um cancro por se enquadrar dentro de alguns destes riscos. No entanto, convém ter em conta o seguinte:

  1. A idade: cerca de 60% dos Cancros de Mama aparece em mulheres com mais de 60 anos.

  2. Mulheres que sofram de qualquer doença mamária ou que tiveram Cancro de Mama que se encontra em remissão, podem desenvolvê-lo novamente.

  3. Predisposição genética: tanto as mulheres como os homens podem ter nascido com alterações genéticas que potenciem o desenvolvimento deste tipo de Cancros.

  4. História familiar: se a sua mãe ou algum parente próximo teve este tipo de Cancro, o risco de vir a desenvolvê-lo é maior.

  5. O ganho de peso após a Menopausa potencia o risco.

  6. As alterações hormonais que acontecem a partir dos 35 anos de idade podem predispor ao aparecimento destes tipos de Cancro.

  7. Não ter filhos: os ciclos menstruais contínuos até à Menopausa são um fator de risco.


O que pode fazer para prevenir o Cancro da Mama?


Evite terapias hormonais desnecessárias ou apenas por questões de beleza e tenha presente que as causas mais fortes para o aparecimento da maioria dos Cancros, incluindo os da Mama, têm a ver com estilos de vida stressantes que comprometem o Sistema Imunitário; os alimentos refinados e processados; as toxinas ambientais e alimentares; os pesticidas e poluentes contidos nos alimentos (dê prioridade aos alimentos biológicos, integrais, ou do seu produtor local); o stress eletromagnético; luzes artificiais e praticamente tudo o que não existia há cerca de 200 anos atrás.


Tudo isto, não só compromete o nosso Sistema Imunitário como também altera o funcionamento do nosso organismo e o seu ambiente interno, promovendo o aparecimento do Cancro.


Lembre-se que o nosso organismo foi concebido pela natureza para se autorreparar se lhe fornecermos os instrumentos necessários: um corpo nutrido com boa comida, água pura, sol, exercício físico, riso, amor e alegria.


Se quiser saber mais sobre naturopatia e, eventualmente, ter uma primeira consulta, contacte-me. Espero por si na Clínica Magna.

Hernâni Moura

Naturopata

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo