Naturopatia

Reconhecida pelo estado português como medicina natural desde 2003, a Naturopatia pretende prevenir e tratar as doenças recorrendo apenas ao uso de substâncias naturais (ou plantas medicinais). 

 

Esta terapêutica estuda as propriedades e aplicações dos elementos naturais, a fim de prevenir a doença e manter, promover e restaurar a saúde, recorrendo ainda ao aconselhamento dietético naturopático e à orientação sobre estilos de vida e utilizando a fitoterapia, a homeopatia, a hidroterapia, a geoterapia, as terapias da manipulação e outros métodos afins.

Desde o século XIX, a naturopatia foi conquistando o seu espaço e hoje é mais do que uma simples terapia, ela engloba toda uma conceção existencial, partindo do pressuposto de que a cura de um distúrbio orgânico e/ou emocional não vem apenas dos mecanismos fisiológicos, mas também de algo maior, que os pesquisadores costumam chamar de força vital, a qual se refere ao poder restaurador do funcionalismo corporal. Quanto mais fortalecido se encontra o corpo físico, melhor seu potencial de resistência às enfermidades.

Os nossos especialistas

Fitoterapia