Buscar

O Eneagrama e os símbolos


O Eneagrama é um estudo que remonta da antiguidade. A sua verdadeira origem permanece no segredo dos Deuses, mas há relatos que é usado desde o ano 2500 a.C.


O Eneagrama é um mundo de códigos. É uma valiosa ferramenta de autoconhecimento que nos ajuda a compreender como reagimos e funcionamos em diversas situações da nossa vida. Mas o mais importante é que nos leva a entender como é que as pessoas que nos rodeiam funcionam e agem perante certas circunstâncias e ações.


A sua representação gráfica é composta por um conjunto de símbolos. É importante compreender o significado dos seus símbolos para entender a sua essência. Cada símbolo tem o seu significado particular.


Começamos pelo Círculo

O círculo simboliza a Lei do Uno. Representa a união de tudo e de todos. É uma fonte infinita de energia que mantém tudo em movimento perpétuo que produz transformação com harmonia. É ao longo de todo círculo que encontramos os nove pontos do Eneagrama, onde cada ponto simboliza uma Personalidade do Eneagrama.


Depois temos o Triângulo

O Triângulo simboliza a Lei do Três. Tudo tem um início, um meio e um fim. Representa as três forças fundamentais: a Força Ativa, a Força Passiva e a Força Neutralizada. No Triângulo encontramos os pontos 3, 6 e 9 do Eneagrama. Além de cada um simbolizar uma Personalidade, também representam, cada um, um Centro de Energia: a Emocional, a Mental e a Instintiva.


Por último, mas não menos importante, a Hexada

A Hexada simboliza a Lei do Sete. Representa os sete estados a que uma Ação é sujeita até ficar completa. É a Lei da Continuidade. Ao dividirmos 1 por 7 vamos obter um número infinito. (0,142857142…) Esta ordem é de extrema importância e essencial na compreensão dos comportamentos das diferentes Personalidades do Eneagrama. É na Hexada que encontramos os restantes 6 pontos do Eneagrama, onde cada um representa uma Personalidade diferente.


Vamos lá então conhecer as nove Personalidades deste mundo fantástico que é o Eneagrama:

  1. Perfecionista;

  2. Prestativo;

  3. Bem-sucedido;

  4. Romântico;

  5. Observador;

  6. Precavido;

  7. Entusiasta;

  8. Controlador;

  9. Pacificador.


Marco Rajani

Especialista em Eneagrama


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo