top of page
Buscar

5 Boas práticas para promover a Produtividade Consciente



Abrace a Produtividade Slow


A Produtividade Slow ou Consciente é um movimento que surgiu como uma resposta à cultura da produtividade acelerada e constante que se tornou prática comum em muitos ambientes de trabalho.

Não se trata de executar tarefas a passo de tartaruga ou de caracol. Trata-se de ser produtivo respeitando o seu ritmo e os seus limites.

Contrariando a tendência de produzir mais em menos tempo, a Produtividade Slow propõe uma abordagem mais equilibrada e consciente do tempo e das atividades realizadas.

Em vez de se esforçar para fazer o máximo possível num curto período de tempo, a Produtividade Slow enfatiza a importância de trabalhar com foco e intenção, de forma a realizar tarefas com qualidade e atenção plena. Tem como foco encontrar um equilíbrio saudável entre o trabalho e a vida pessoal, evitando a sobrecarga de trabalho e a exaustão.

Na base desta abordagem está o conceito de que a pressão e a sobrecarga prejudicam a nossa qualidade do trabalho, saúde física e mental, conduzindo a uma maior probabilidade de erro, stress e exaustão.

Ao adotar uma abordagem mais consciente e equilibrada, a Produtividade Slow pode levar a um maior bem-estar e satisfação no trabalho, bem como a uma maior criatividade e inovação.


5 Boas práticas para promover a Produtividade Slow


1. Priorize as tarefas

Muitas tarefas para fazer em pouco tempo? Pare e analise. Identifique o que é realmente importante e concentre-se nessas tarefas primeiro. Esta prática vai ajudar a evitar a sobrecarga de trabalho e garantir que as tarefas mais importantes sejam realizadas com qualidade.

2. Uma tarefa de cada vez

O multitasking não é um superpoder, é uma ilusão poderosa. Aumenta a probabilidade de erro e retrabalho. Em vez de tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo, foque-se numa tarefa de cada vez, com atenção plena.


3. Evite distrações

Esteja atento e identifique o que pode distrair a sua atenção. Falo, por exemplo, de notificações de redes sociais, e-mails ou mensagens de texto. Depois de identificadas, tente minimizá-las para manter o foco nas tarefas. Mas, quais tarefas? Isso, as importantes!

4. Definir pausas regulares

As pausas de recuperação são momentos de descanso e recuperação planeadas intencionalmente, que permitem que o corpo e a mente recuperem.

As pausas de recuperação podem incluir pequenas pausas regulares durante o dia para descanso e relaxamento, bem como períodos mais longos de férias ou tempo livre fora do trabalho para recuperação total. Essas pausas ajudam a evitar a exaustão, a fadiga mental e o esgotamento profissional, além de melhorar a qualidade de vida e a satisfação no trabalho.

5. Estabelecer limites

Estabeleça limites claros em relação ao tempo de trabalho e descanso. Este é um pressuposto essencial para a Produtividade Slow.

Se deseja sair do "piloto automático" e quer adotar estratégias de gestão de tempo respeitadoras do seu ritmo e limites individuais, marque na sua agenda o dia 2 de junho, data de realização do próximo workshop Gestão Consciente do Tempo – Como ter tempo para tudo o que é importante a decorrer na Clínica Magna.


Sofia Pereira

Fundadora da Academy4you e Academia Pais Sem pressa. Autora do conceito de Gestão Consciente do Tempo. Especialista em Planeamento Consciente e Produtividade Consciente.

Presidente da Associação Slow Movement Portugal.



Nota: Artigo publicado originalmente no site Academy4you.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page