Buscar

Diabetes mellitus…a doença condicionante


A Diabetes mellitus atinge atualmente cerca de 422 milhões de pessoas no mundo (dados da Organização Mundial da Saúde), e mais de 13% da população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos.


Apesar de culturalmente se associar a diabetes ao excesso de consumo de açucares, a realidade compreende os seguintes grupos da doença:

  • Diabetes mellitus tipo I

  • Diabetes mellitus tipo II

  • Diabetes gestacional

  • Outros tipos (doenças do pâncreas, endocrinopatias, secundária a medicação, etc.)

Diabetes mellitus – o que é e quais os sintomas

A diabetes é uma doença crónica metabólica caracterizada pelo aumento dos níveis de glucose (açúcar) no sangue, o que conduz ao longo do tempo a sérios danos em órgãos como o coração, vasos sanguíneos, olhos, nervos e rins.


Os primeiros sintomas (na diabetes tipo I) incluem a necessidade de urinar frequentemente, sede, fome constante, perda de peso, alterações da visão, cansaço e fadiga. Nos restantes tipos de diabetes os sintomas são semelhantes embora menos acentuados.


Como lidar com …


A abordagem da diabetes tem de começar por si! Alterações no estilo de vida podem ser fatores decisivos na prevenção (excetuando diabetes tipo I).


A prevenção/tratamento da diabetes tem de ser uma abordagem multidisciplinar, onde se inclui o exercício físico regular, comer de forma saudável, não fumar, redução de fatores de stress, controlo da tensão arterial e metabolismo dos lípidos.


A diabetes pode ser seriamente incapacitante, resultando potenciais situações graves, tais como a cegueira, gangrena, falência renal, entre outras.


Se tem fatores de risco, mude hoje para um estilo de vida saudável e viva…feliz.


Se deseja saber mais sobre os seus fatores de risco ou agendar consulta de Homeopatia Integrativa contacte-nos na Clínica Magna.

Rui Oliveira

Homeopata

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo